sábado, 19 de julho de 2008

O saxofone

O saxofone é um instrumento fabricado em metal, geralmente latão, com uma mecânica semelhante à do clarinete e à da flauta. É composto basicamente por um tubo cônico com 26 orifícios que têm as aberturas controladas por 23 chaves vedadas com sapatilhas, geralmente de couro (nas versões mais modernas), e uma boquilha onde se acopla uma palheta, geralmente de bambu (instrumento de palheta simples). A família dos saxofones é bem extensa, mas o desenho típico é de forma similar a um cachimbo.
O saxofone soprano, segundo mais agudo da série, pode ser reto ou curvo. O sax soprano reto, com formato que lembra um clarinete, pode ter ou não uma leve curvatura no tudel ("pescoço") onde se fixa a boquilha. O sax sopranino, o mais agudo dos saxofones, é erroneamente confundido com o sax soprano curvo, que possui o formato típico de cachimbo. O soprano curvo é fácil de ser encontrado no comércio e a afinação é em Si Bemol. Já o sax sopranino, mais raro, possui afinação em Mi Bemol.
A família do saxofone:

Saxofone barítono: Os saxofones são instrumentos transpositores, ou seja, a nota escrita não é a mesma nota que ouvimos (som real ou nota de efeito). Assim, para podermos ouvir uma nota equivalente ao dó de um piano é necessário escrever notas diferentes dependendo em qual tonalidade o saxofone é armado. A família dos saxofones mais utilizada atualmente é composta por:

- Soprano, armado em Si♭
- Alto ou contralto, em Mi♭
- Tenor, em Si♭
- Barítono, em Mi♭
Há porém outros modelos mais raros, ou que foram caindo em desuso, por exemplo
- Sopranino, em Fá e Mi♭
- Soprano, em Dó (não transpositor)
- Mezzo-soprano, em Fá
- "Melody", em Dó (transpositor à oitava)
- Baritono, em Mi♭
- Baixo, em Si♭
- Contrabaixo, em Mi♭
- Contrabaixo(Tubax), em Mi♭
- Sub-contrabaixo (Tubax), em Si♭

Duas características comuns à família dos saxofones são o sistema de digitação e a escrita. A diferença básica entre os saxofones é o tamanho: o tubo pode variar de centímetros, como no sopranino, a vários metros, como no contra-baixo.

Nenhum comentário: